Berço da Pátria

Campanhas Cívicas

Semana da Inconfidência 2.002 Semana da Inconfidência 2.002 Semana da Inconfidência 2.002

Semana da Inconfidência 2002


Semana da Inconfidência 2.002

Procurei transmitir a mensagem que os inconfidentes, principalmente Tiradentes, deram ao povo brasileiro enfeitando dois quarteirões do logradouro onde resido e alguns prédios e associações.

Aproveitando o material que já tinha e comprando muito pouco, minha despesa não ficou grande, foi de quase nada apenas pagar mão de obra para colocação de enfeites nas ruas.

Minha nora, Sara, e uma vizinha, Andréa, muito ajudaram na confecção da ornamentação, que foi constituída de faixas, rosáceas e cartazes triangulares vermelhos e retangulares com os nomes de todos os inconfidentes, tudo em vermelho e branco, que são as cores de Minas Gerais.

Nos dois quarteirões de minha rua cruzei o logradouro com três faixas grandes de 6m x 0,5m com a efígie de Tiradentes e os dizeres "Semana da Inconfidência - 15 a 21 de abril"; enfeitei 42 postes e árvores com rosáceas; 10 prédios com rosáceas; 3 entidades (Instituto Histórico e Geográfico de MG, Círculo Militar e Abemifa – Associação Beneficente dos Militares das Forças Armadas) com rosáceas, triângulos ou faixas de cartolina com os nomes dos Inconfidentes e grandes faixas de tecido nas cores vermelha e branca.

Foram confeccionados:



Todos os enfeites foram colocados nos dias 15 e 16 e retirados no dia 22.

Não houve vandalismo. Somente uma faixa colocada na esquina da Rua Américo Luz com a Praça Leonardo Gutierrez (Praça do Gutierrez) foi furtada.

Semana da Inconfidência 2.002 Semana da Inconfidência 2.002
Semana da Inconfidência 2.002 Semana da Inconfidência 2.002