Berço da Pátria

Artigos


TIRADENTES O PROTOMÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA


Muitos brasileiros morreram lutando contra o dominador português e os invasores holandeses e franceses bem antes de Tiradentes nascer, mas não estavam lutando pela nossa independência. Quando das lutas que empreendemos pela nossa soberania, em 1822 e 1823, brasileiros se sacrificaram realmente pela nossa independência, mas Tiradentes foi o primeiro a imolar-se pelo ideal da Pátria, e por este motivo recebeu glorioso reconhecimento ao ser declarado Protomártir da Independência, isto é, o primeiro mártir da nossa soberania.

Em 1624 os holandeses ocuparam, de 1630 a 1654, grande parte do nordeste. A reação começou em Pernambuco, Alagoas e Paraíba, e sem auxílio de Portugal, uniram-se os brancos sob o comando de André Vidal de Negreiros, os índios com Felipe Camarão e os negros com Henrique Dias, e derrotaram os holandeses em duas grandes batalhas, ambas travadas nos Morros dos Guararapes, onde se cobriram de glória. Acontece que eles lutaram e morreram, não pela independência, mas para devolver o território a Portugal, pois embora nascidos no Brasil se consideravam portugueses. Se eles se considerassem brasileiros, fácil teria sido proclamar a independência. Foram heróis, mas não pela nossa independência.

Em Minas Gerais várias foram as revoltas contra os portugueses, e a mais famosa foi a de Vila Rica, hoje Ouro Preto, em 1720, na qual foi enforcado, e consta que esquartejado, Felipe dos Santos. Ocorre que todas as revoltas foram motivadas pela ganância das autoridades portuguesas, que asfixiavam os mineiros com impostos escorchastes ou com injustas formas de cobrá-los, e nenhuma delas procurava a liberdade do país.

Em 1817 estourava em Pernambuco a Revolução Pernambucana, unindo Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e sua finalidade era a independência daqueles três estados e não a do Brasil. A repressão enforcou e fuzilou muitos de seus chefes, verdadeiros heróis, porém não da independência do Brasil.

Quando D. Pedro I proclamou a independência, em 7 de setembro de 1822, as tropas portuguesas que aqui estavam não a aceitaram, e na Bahia, em 1823, muito brasileiros morreram lutando contra o exército português. Estes sim, foram heróis de Independência, mas não os primeiros.

Verificamos, então que nossa história é rica em momentos que mostram não aceitarem os brasileiros qualquer forma de opressão, mas até a Inconfidência Mineira nenhum deles teve características nacionais, de uma nação, de uma sociedade que queria ser livre. Somente com a Inconfidência isso ocorreu, e nela se elevou a figura ímpar do Alferes Joaquim José da Silva Xavier .

Então, porque a Inconfidência foi o primeiro movimento político cuja finalidade era fazer do Brasil uma nação soberana, e nela foi Tiradentes o único a morrer, ele é reconhecido como o Protomártir.








Reconhecimento da Pátria aos Inconfidentes

Visualizar em PDF